Era uma vez uma enorme floresta que estava sendo consumida por um incêndio. Todos os animais da floresta estavam espantados com a queima da floresta e se sentiam tristes e impotentes, exceto um pequeno beija-flor. Ele dizia: "Eu vou acabar com este o fogo! ' E ia no rio mais próximo pegava uma gota de água e jogava no fogo. Ele ia de um lado para outro, de gota em gota, tão rápido quanto possível.
Nesse meio tempo todos os outros animais, animais muito maiores, como o elefante com um grande tronco que poderia trazer muito mais água, continuavam parados e impotentes. E eles disse ao beija-flor, 'O que você acha que pode fazer? Isso é muito pouco. Este fogo é muito grande. Suas asas são muito pequenas e seu bico é tão pequeno que você só pode trazer uma pequena gota de água de cada vez. "
Sem perder com o desencorajamento de cada animal da floresta diz-lhes: "Eu estou fazendo o melhor que posso."E isso para mim é o que todos nós devemos fazer".
Autora: Wangari Maathai – Prêmio Nobel da Paz de 2004!
Devemos estar sempre como um beija-flor. Pode ser insignificante, mas certamente não devemos ser como os animais assistindo o planeta indo pelo ralo. E mesmo nas outras atividades devemos fazer o melhor que podemos.